Pular para o conteúdo principal

Cartas Para Marie Curie



Celebrando o 150º Aniversário do Nascimento de Marie Curie

Em uma época distante, onde existiam sonhos, conquistas, desejos e muitas cartas, viveu uma polonesa chamada Maria Skłodowska, uma mulher que possuía uma   determinação inabalável, e que contínua nos servindo de inspiração  em pleno século  XXI.
No século da tecnologia e das redes sociais em alta, nós  mulheres, homens, jovens e crianças, jamais poderemos desistir dos nossos sonhos, pois os nossos sonhos são como as estrelas, até podem estar distantes, mas não são impossíveis de alcançar, afinal a coragem e a determinação estão em nossos corações.

Hoje vamos compartilhar um incrível encontro de sonhos, através da encantadora  história de Maria  Skłodowska, que apesar de sofrer inúmeras dificuldades, pelo simples fato de ser mulher, não desistiu dos seus sonhos, e persistiu com uma vontade inabalável  em nome de seus objetivos. Ela nasceu em Varsóvia no dia 7 de novembro de 1867, era filha de um professor de Física e Matemática e de uma pianista. Aos dez anos ficou órfã de mãe; quando a Polônia era parte da Rússia czarista e impunha restrições aos poloneses. Em 1883 Maria recebeu uma medalha de ouro ao completar o curso ginasial. Logo após, trabalhou como governanta e professora para pagar os estudos da irmã mais velha. Depois de formada em Medicina a irmã ajudou Maria a realizar o seu sonho de prosseguir com os estudos.

Maria Skłodowska, matriculou-se na Sorbonne de Paris; viveu em um sótão quase sem ar e com pouco dinheiro para as refeições. Graduou-se em Física, em 1893 e em Matemática em 1894. Foi a primeira da sua turma no exame para o mestrado em Física e no ano seguinte ficou em segundo lugar no mestrado em Matemática.
Em 1895 conheceu Pierre Curie, que trabalhava em pesquisas elétricas e magnéticas. Casaram-se logo em seguida; e a jovem Maria Skłodowska, tornou-se oficialmente Marie Curie, Madame Curie.
Em julho de 1898, Marie comunica a descoberta do novo elemento, que chamou de polônio, como lembrança de seu país. Continuando as pesquisas isolaram outro elemento radiativo, termo criado por Marie, era o rádio. Em 1903 o casal ganhou o Prêmio Nobel de Física.

Em 1905 Pierre Curie foi eleito para a Academia Francesa, assumindo a Cátedra de Física na Sorbonne. Em 1906 foi atropelado e veio a falecer. Um mês depois da morte do marido Marie assumiu  a cátedra, tornando-se a primeira mulher professora na Sorbonne.
Em 1910 o rádio metálico puro foi isolado por Marie Curie, em colaboração com André Debierne. Em 1911 tornou-se a primeira personalidade a receber um segundo Prêmio Nobel, desta vez pelas experiências sobre as propriedades químicas das substâncias radiativas.

Marie Curie faleceu em Passy, na França, no dia 4 de julho de 1934. Seus órgãos vitais estavam comprometidos devido a constante exposição ao rádio.

Resumindo todo o conteúdo que compartilhamos acima em um único tópico, podemos dizer que Marie Curie (1867-1934),   tornou-se conhecida em todo o mundo como a ilustre cientista polonesa e francesa, que descobriu e isolou os elementos químicos, o polônio e o rádio, juntamente  com o marido Pierre Curie. Madame Curie entrou para a história como a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física, em 1903, bem como, o Prêmio Nobel de Química, em 1911.


Admiro Marie Curie, há muito tempo, mais precisamente desde 2011, quando fui Coordenadora do Núcleo de Juventude da Organização Neo Humanitarismo Universalista e participei intensamente do Projeto Cultural Cartas Para Marie Curie, que celebrou o 100º Aniversário do Prêmio Nobel em Química para Maria Sklodowska-Curie, no Brasil e no exterior.
O Projeto Cultural "Cartas para Marie Curie" promovido pela Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, compartilhou o legado de Marie Curie entre a juventude do Brasil, visando  popularizar a contribuição da Mulher para a Ciência.
“A Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, recebeu mais de duas mil cartas de todo o país, cartas inéditas, criativas  e solidárias,  com relatos dos estudantes do Brasil sobre suas vidas, sobre a vida e a obra de Marie Curie,  e de como a história de Marie Curie afetou suas vidas  na atualidade.”

Foi uma experiência inesquecível e incrível para o meu aprendizado como ser humano; fiquei emocionada com a leitura de todas aquelas cartas; e levei essa mesma emoção para o estúdio no dia da gravação do audiobook “Cartas Para Marie Curie”.


A primeira edição do audiobook “Cartas Para Marie Curie” esgotou rapidamente nas livrarias parceiras do projeto, e para celebrarmos o 150º Aniversário do Nascimento de Marie Curie em 2017, vamos lançar a segunda edição do livro para ouvir na minha voz e na voz de Jam Pawlak.  Afinal, precisamos continuar compartilhando o legado de Marie Curie com as novas gerações.

Para sentir o gostinho das cartas que emocionaram o Brasil e o mundo visite o link da nossa Ong  logo abaixo:   
     



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É tudo tão simples

Tenho mais um livro para indicar para vocês. Na verdade é um  livro, simplesmente fabuloso e super divertido, onde você aprende várias dicas sobre o cotidiano e a vida no nosso dia a dia. E quem escreveu foi uma mulher incrível : Danuza. Um exemplo a ser seguido com toda a certeza. Danuza é colunista da Folha de São Paulo e já publicou 8 livros também. Vejamos abaixo esse livro maravilhoso, que por sinal foi o primeiro livro que li em 2014.   Aqui está um trecho do livro. "Esteja sempre impecável para você mesma, a pessoa mais importante de sua vida." Espero que se divirtam muito!

Origami, minha paixão!

Com o passar do tempo, percebi que minha verdadeira paixão é o simples ato de dobrar um papel, paper art. Origami é arte de dobrar papéis, uma arte japonesa com muita história para contar. Quando estou ali dobrando, criando, elaborando, viajo em um mundo onde a paz reina nos corações, literalmente viajando nas palavras de motivação, entusiasmo e dedicação. O origami não deixa de trazer uma certa paz, uma paz interior. É algo que você quer cada vez mais aprender para depois ensinar,  e compartilhar com os amigos, os familiares e a comunidade. Veja o passo a passo do origami de coração, é encantador e traz muita sorte!      Origami é uma arte maravilhosa, que pratico com muita alegria, e que pode levar para uma pessoa, em qualquer lugar do mundo, um sentimento de paz, alegria e realização. Aqui podemos ver o Tsuru, o passarinho que representa a boa sorte e uma vida longa.          Em 2015, vamos mergulhar no mundo dos origamis! Va...

Meu Encontro Com A Arte No Ateliê Da Vida.

                              Butterfly, 30X30, origami oil on canvas da coleção Art For Peace. “A arte é uma flor nascida no caminho da nossa vida, e que se desenvolve para suavizá-la.”  Arthur Schopenhauer  A arte é uma forma de ser feliz. Ela pode libertar o ser humano dos padrões impostos pela sociedade, ajuda-nos a observar o mundo com mais sensibilidade e empatia. Quando comecei a pintar em óleo sobre tela, senti algo incrível em todo o meu ser, um sentimento de liberdade e coragem tomaram conta do meu coração; liberdade sim, pois, quando você pinta, ou até mesmo dobra um origami, você desperta o seu dom de criar uma arte, e então você pode ser quem você quiser. A Coragem é necessária para expressar sua melhor versão da arte; você pode ser um artista abstrato, contemporâneo, moderno e livre.                       ...